domingo, 31 de março de 2013

Decisão Ecológica.

Desde que descobri o mundo maravilhoso das fraldas e toalhitas reutilizáveis decidi que iria investigar e estudar mais essa opção um dia que estivesse grávida. Assim foi. Em seis anos a oferta aumentou imenso, as fraldas estão cada vez mais giras e a vontade de optar por esta solução cresceu.
Contudo, este mundo maravilhoso como lhe chamei, não são apenas vantagens. Aliás, tem alguns inconveninentes pouco agradáveis (como o facto de ter que lidar com fraldas/toalhitas sujas, lavá-las, secá-las e prepará-las) que discutimos em conjunto, uma vez que o compromisso com esta decisão teria que ser de ambos.
O bem estar e conforto do bebé é, para nós, a principal vantagem. Materiais naturais, respiráveis, livres de químicos, óptimo para evitar eritemas e infecções da pele. Lemos vários relatos de pais que usavam estas fraldas para tratar as assaduras causadas pelas descartáveis e isto disse-nos muito. 
O factor ecológico é também de peso. 500 anos que uma única fralda demora a degradar-se é sem dúvida algo para nos deixar de consciência pesada, o número de fraldas usada por uma criança é imenso, por duas ou três é assustador.
Não dá para colocar de lado o factor económico que, embora num primeiro filho seja evidente, mas não gritante, num segundo e terceiros filhos chega aos 2 e 4 mil euros respectivamente. Isto contando com o detergente, electricidade e água usados para as suas lavagens.
As fraldas quando bem tratadas têm uma vida longa e dá, sem dúvida, para três crianças. O investimento inicial é alto, mas único, a não ser por motivos meramente estéticos pois fraldas bonitas e novas estão sempre a chegar e a vaidade por vezes fala mais alto.
A nossa intenção é ultrapassar as 30 unidades para que seja possível lavá-las apenas de 3 em 3 dias, poupando por isso no detergente, água e electricidade.

Sendo assim, começámos nesta Páscoa a contribuir para a tua colecção de fraldas. Comprámos apenas três, com padrões unissexo, mas giríssimas. São as três Bluberry Deluxe de tamanho único e por isso apartir dos 4 kg deverão acompanhar-te até ao desfralde. Olha que giras, bebé:

Até já.

1 comentário:

  1. Acabo de começar hoje uma espécie de série de posts no meu blog acerca das fraldas reutilizáveis e chamei-lhe "Mundo das Fraldas Reutilizáveis" e agora vim aqui ver como estava tudo com vocês e dou com esta surpresa!
    Há casualidades mesmo incríveis!
    Fico contente de ver que também vocês estão a considerar esta opção. Eu sou uma grande defensora das fraldas reutilizáveis e as centenas de horas que já gastei a investigar o tema só me deram mais certezas de que a minha primeira intuição estava certa, pelo menos para mim e para o meu mais que tudo :)
    Espero que continue a correr tudo bem com a tua gravidez :)
    Agora vou continuar a cuscar as vossas novidades ;)
    Muitos beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar